jusbrasil.com.br
12 de Maio de 2021

Como produzir conteúdo para um Instagram jurídico e NÃO perder o foco dos trabalhos no escritório

(alerta de texto jurídico informal - free juridiquês)

Paulo Arruda, Advogado
Publicado por Paulo Arruda
há 2 anos


Oi povo, tudo bom com vocês? Me rendi ao #DesafioDaSegunda proposto pela Mariana Gonçalves e por meio desse pequeno texto com 500 palavras, vou inaugurar minha conta aqui no Jusbrasil e responder uma das perguntas que mais me fazem lá no instagram, ou seja:

Como faço para editar meus vídeos e manter em ordem os trabalhos jurídicos dos escritórios?


Bom, para começo de conversa, editar vídeos e interagir com a galera da internet, sempre foi um hobby pra mim. Somente depois de julho deste ano, passei a encarar a internet como um canal de possibilidades profissionais.

Ao abrir os olhos para esse “universo jurídico virtual”, passei a encarar os vídeos e a produção de conteúdo como parte do meu trabalho, que exige esforço e dedicação especial, assim como as petições e outros documentos que confecciono no diaadia forense.

A partir daí, tudo se tornou uma questão de organizar a agenda. Tem dias na semana que me dedico as demandas do escritório de Surubim/PE, tem dias que me dedico exclusivamente ao escritório de Caruaru/PE e tem dias (ou parte deles) que me dedico a pesquisar temas interessantes e que possam ser discutidos no instagram por meio de lives, stories e todas as outras ferramentas que esta rede social maravilhosa oferece.

Acaba sendo uma rotina bem intensa, mas muito gratificante também. Afinal de contas, não existe nada melhor que receber aquele elogio do cliente x pelo excelente contrato elaborado ou o feeback do seguidor y que afirma ter melhorado seu dia por assistir o que foi postado.

Sendo assim, vou relacionar adiante 4 dicas importantes para ajudar nessa gestão frenética, virtual e jurídica (risos), vamos lá:

1) Escolher bons aplicativos e dominar o seu uso: Não adianta querer produzir e não saber por onde começar. Escolher bons aplicativos e/ou ferramentas vão fazer toda a diferença na hora de publicar o seu trabalho. No meu caso, 80% dos meus vídeos são editados pelo aplicativo “inShot” e 100% dos meus banners são editados pelo “Bazaart”; Ambos são gratuitos e é tudo feito pelo celular mesmo. As ferramentas são super instintivas e fáceis de mexer. É só fazer o download e “correr para o abraço”!

2) Saber dizer NÃO ao que me distrai: Tudo é uma questão de foco nessa vida. Se eu quero produzir um conteúdo bacana nas redes sociais, evidente que eu preciso dedicar um tempo para estudar e pesquisar matéria relevante a ser compartilhada. Essa é a hora de incorporar a Bela Gil (mais risos) e SUBSTITUIR aquele tempo semanal dedicado a assistir os maravilhosos vídeos de fofoca, maquiagem ou futebol no youtube, e aproveitar para pesquisar temas jurídicos. Por exemplo, eu deixei de assistir seriados durante a semana e aproveito o tempo livre para adiantar qualquer coisa do trabalho (seja ele da internet ou não).

3) Estar acompanhado por pessoas competentes: Para que tudo funcione do jeito certo, é indispensável ter boas pessoas ao nosso lado. A gente não precisa de ninguém pra começar, mas é importante saber a hora de pedir ajuda. Tenho sócios nos escritórios de Surubim e de Caruaru, que me ajudam na gestão dos processos e dividem o trabalho de escritório, para nenhum cliente deixar de ser atendido.

4) Organizar o trabalho e saber rir das dificuldades: Como já disse, inserir as postagens como rotina de trabalho ajuda a manter o foco. Além do mais, encarar o trabalho como um “hobby profissional” (se é que isso existe?!), ajuda e muito na hora de dar aquele gás extra para finalizar a petição ou para gravar aquele vídeo.

Acho que é isso.

Estas dicas foram úteis para você? Deixa aí seu feedback. Eu ainda estou começando nessa vida virtual, mas te garanto que elas vêm me dando um retorno bom danado.

Por Paulo Arruda

Advogado presente no Instagram pelo perfil @p__aulo (são 2 _ _ )

E-mail para contato: pauloadv@outlook.com

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ainda sou apenas uma estudante de Direito, mas dicas são otimas para saber administrar todos os livros, provas, seminários e (séries) kkkkk. Te admiro muitoo continuar lendo

Sempre inspirador! Parabéns. Estou sempre acompanhando o seu trabalho através do Instagram, e nada como aprender através da prática. Obrigada pelas dicas de aplicativos. continuar lendo

Dicas bem valiosas!! continuar lendo